Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
Com objetivo de questionar o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa concessionária Energisa/MT, distribuidora de energia elétrica para população mato-grossense, o deputado estadual João Batista (Pros) apresentou na Assembleia Legislativa, requerimento direcionado à Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT).
De acordo com o parlamentar, o questionário está fundamentado na insatisfação gerada pelos consumidores do Estado. “Além de assinar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar possíveis irregularidades cometidas pela Energisa, também encaminhei este requerimento solicitando informações à Ager e à Aneel para esclarecimentos”, destacou João Batista.
Segundo consta na justificativa do requerimento, a população mato-grossense está insatisfeita com a qualidade dos serviços prestados e com o aumento abusivo das tarifas de energia.
“O aumento da tarifa no Estado chegou a 36,17% acima da inflação. Além disso, quando há interrupção de energia, não há atendimento emergencial e aparelhos eletrodomésticos são danificados. Abaixo-assinados estão sendo feitos em municípios mato-grossenses e os registros de ocorrências no Procon colocam a Energisa como campeã das reclamações em Mato Grosso”, afirma trecho do documento.
O diretor-presidente da Energisa, Riberto Barbanera, que esteve presente na audiência pública, realizada na última terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, para tratar dos assuntos pertinentes à concessionária, reconheceu que a Energisa falhou em não prestar os devidos esclarecimentos aos consumidores. “Talvez nós da Energisa tenhamos falhado em não levar esclarecimentos sobre nosso trabalho à população, à sociedade e à própria Assembleia Legislativa”, argumentou Barbanera.
Confira na íntegra algumas das perguntas incluídas no questionário encaminhado às agencias Ager e Aneel:
1. Por quais razões as tarifas de energia elétrica no Estado de Mato Grosso entre os Anos de 2014 a 2018, sofreram um reajuste de 65,70% (inflação no período de 29,59%), portanto 36,17% acima da inflação, passando seu lucro líquido nesse período de R$ 140,7 milhões de reais para R$ 426,9 milhões de reais.
2. Como se explica: A rede de distribuição em 2014 era de 114.616Km passou em 2018 para 184.847km, aumento de 70.231km; Mercado de venda de energia elétrica de 7.941GW em 2014 passou para 8.745,5GW em 2018; Número de clientes em 2014 de 1.269,581 para em 2018 1.403,565; Ainda assim, o número de trabalhadores, próprios da Energisa – Empresa de Distribuição S/A e terceirizados ter diminuído de 3.800 para 3.218 nesse período.
3. Como a Ager/MT e Aneel pensam em resolver os gargalos acarretados por baixa de ordens de serviço sem o devido atendimento pela Energisa, maquiando os indicadores regulados pela Ager/MT e Aneel; fechamento de Agências Comerciais o que tem acarretado grandes filas no atendimento, redução de eletricistas para atendimentos emergenciais em todos os municípios.